Dúvidas Frequentes

Entenda o que é alinhamento e balanceamento

O alinhamento de direção é o ajuste da posição das rodas em determinados ângulos (convergência ou divergência), para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir.

Esse serviço evita que os veículos puxem a direção para um dos lados e provoque desgaste irregulares ou prematuros dos pneus por conta do arreste.

Recomenda-se a realização do alinhamento no momento da montagem de pneus novos e a cada 10.000 Km, ou sempre que o veículo sofrer impactos mais fortes ou choques contra obstáculos ou guias.

Benefícios do rodízio dos pneus

Fazer o rodízio dos pneus pode ser benéfico de várias formas.
Quando efetuado nos intervalos de tempo recomendados, pode manter uniforme o desgaste dos pneus, estendendo sua vida útil.

O recomendado é que seja efetuado a cada 10.000 Km (mesmo se os pneus não apresentem sinais de desgaste irregular), ou quando o usuário percebe alguma diferença na uniformidade do desgaste dos pneus.

É de extrema importância checar o manual do proprietário para maiores detalhes sobre qual o método de rodízio é recomendado pelo fabricante do veículo.

Pressão e Calibragem

A pressão correta é fundamental para a vida útil do pneu, economia, dirigibilidade e, acima de tudo, para a segurança do veículo.
A pressão ideal é definida em conjunto, entre fabricante do pneu e do veículo.
Os valores recomendados de pressão podem ser encontrados no manual do veículo, tampa de tanque de combustível, e na coluna da porta.

Os pneus devem ser calibrados semanalmente.
Essa prática contribui para o desgaste uniforme da banda de rodagem, menor consumo de combustível e maior durabilidade dos pneus.

Saiba quando substituir as válvulas dos pneus

É recomendado que as válvulas sejam substituídas sempre que montamos pneus novos ou quando desmontamos um pneu para conserto cuja válvula esteja montada há muito tempo.
Nunca reaproveite válvulas que foram desmontadas.

Tudo o que você precisa saber sobre a troca de óleo automotivo

Na hora da troca do óleo surgem dúvidas quanto às especificações do lubrificante, tempo, quilometragem, filtro, etc. O que fazer neste caso? A troca de óleo deve seguir rigorosamente o manual do fabricante do veículo.
Pois, existem fabricantes que indicam a troca com 5.000, 7.000 e 10.000 Km.

Além da quilometragem e o tempo, existe alguns outros fatores, que definem a troca, como o regime de utilização do veículo.
É importante, que nos intervalos entre as trocas, não esqueça de checar o nível de óleo. Complete-o com o mesmo tipo de óleo, em uso, caso haja necessidade.

Em cada troca, é fundamental a substituição do filtro de óleo. Recomenda-se também, a troca dos filtros de ar e combustível. A falta dessa manutenção compromete a vida útil do motor, além de aumentar o consumo de combustível.

Higienização de ar condicionado

O sistema de ar-condicionado está constantemente úmido, sendo um ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias.

Carros que não possuem o filtro anti-pólen acabam acumulando em seu sistema resíduos sólidos, como folhas, poeira e até mesmo pequenos insetos. Por isto é extremamente importante fazer a higienização deste sistema e quando possível instalar e/ou substituir o filtro anti-pólen.

A frequência de higienização e troca do filtro vai de acordo com o ambiente em que o veículo roda (poluição, transito, terra…) e a frequência com que funciona o sistema de ar condicionado. Porém estes prazos não podem ultrapassar em 15.000km para o filtro e 30.000 km para a higienização.

Recomenda-se este serviço preventivamente e corretivamente para evitar doenças respiratórias e mau odor no interior dos veículos.

Sistema de suspensão em bom estado, garante uma dirigibilidade confortável, segura e econômica

O sistema de suspensão em bom estado, garante uma dirigibilidade confortável, segura e econômica. A suspensão é formada por diversas peças que desgastam com o uso, principalmente em terrenos/pavimentos, irregulares. Pois, fazem com que toda suspensão trabalhe mais, acelerando o desgaste natural de seus componentes.

Amortecedores, molas, bandeja, pivôs, terminais e bieletas, são os principais componentes do sistema de suspensão. Todas elas, tem uma determinada vida útil, conforme sua utilização e devem ser substituídas, por orientação do fabricante do veículo, ou quando apresentares desgaste e/ou folgas, que possam comprometer a segurança.

Dicas do bom uso da embreagem

Não dirija com o pé no pedal de embreagem, pois essa prática provoca desgaste prematuro do kit de embreagem.

Sistema de Freio

Periodicamente, devemos inspecionar o sistema de freio, principalmente por ser um dos mais importantes item de segurança. A cada 10.000 Km. Nesta inspeção, é fundamental que sejam avaliados os discos, pastilha e lonas de freio, assim como o nível do fluído. Falando no fluído de freio, este deve ser trocado a cada 12 meses ou conforme orientação do fabricante do veículo.



Mais dúvidas, entre em contato conoso pelo formulário abaixo ou em uma de nossas unidades

Entre em contato com o nosso SAC pelo telefone (16) 3372-2287 ou pelo E-mail redecasalepneus@gmail.com
Horário de atendimento

Segunda à sexta das 8h às 18h
Sábados das 8h às 12h

São Carlos 2

(16) 3600-9678

R. Miguel Petroni, 2450

São Carlos 1

(16) 3600-9677

Av. Trabalhador São Carlense, 646

Araraquara

(016) 3600-9636

Av. Luiz Alberto, 710

Jau

(14) 3500-9902

Av. Tenente Lopes, 1460

Jaboticabal

(16) 3600-9658

Av. Carlos Berchieri, 1670

Araras

(19) 3199-3451

Av. Horácio Krepischi, 480